quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Dieta Desintoxicante

Alimentos com poder anti-inflamatório fazem seu corpo funcionar melhor.

Ao iniciar uma dieta, algumas pessoas notam que o resultado é mais lento do que o esperado para o emagrecimento e até mesmo algumas mudanças que costumam surgir por causa da alimentação saudável demoram a aparecer, como uma pele mais bonita, cabelos mais brilhantes e um sono tranquilo. Esse é o seu caso? A culpa pode ser de alimentos tóxicos que você consumia antes que causam diversos processos inflamatórios no organismo e fazem com que ele não consiga mais exercer as funções corretamente. "É comum sentirmos sintomas dessa intoxicação, como dor de cabeça, fadiga  e problemas intestinais".

Para evitar esse problema, alguns nutricionistas recomendam adotar uma dieta desintoxicante antes de fazer a reeducação alimentar de fato. "Essa dieta ajuda o corpo a eliminar as toxinas acumuladas por causa do consumo de alimentos industrializados, açúcar refinado, gorduras saturadas e gorduras trans e hidrogenadas, além de vícios como álcool e cigarro", explica a nutricionista. A duração da desintoxicação dependerá de cada organismo. Confira os alimentos que podem ser consumidos sem culpa durante essa desintoxicação: 


Salmão:
Rico em ômega 3, 6 e 9, nutrientes com ação anti-inflamatória. Evite comer carne vermelha e outros tipos gordurosos. O ideal é ingerir peixe de 3 a 5 vezes por semana.

Frutas, legumes e verduras:

Além de serem de fácil digestão, são alimentos ricos em vitaminas e sais minerais que atuam no organismo como antioxidantes. Indica-se consumir de 3 a 5 porções por dia.

Chá verde:
Bebida rica em catequinas, substância que combate a inflamação e os radicais livres, também possuem efeito termogênico e ajudam a reduzir a concentração de gorduras no sangue. Pode ser ingerido várias vezes ao dia, desde que não ultrapasse o limite de 1 litro.

Gengibre:
Contem cineol e gingerois, o que faz desse alimento um perfeito anti-inflamatório, antioxidante e antibactericida. Também é rico em vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Pode ser ingerido cru, ralado, fatiado ou em forma de chá.

Alimentos integrais:
Ricos em fibras, os alimentos integrais atuam na melhora do funcionamento intestinal.

Grãos:
Além de vitaminas e sais minerais, os grãos normalmente possuem amidos resistentes, isto é, fibras que não são digeridas e agem promovendo a aceleração do trânsito intestinal. Grãos como a quinua e a linhaça também possuem ácidos graxos e ômega 3. Podem ser consumidos como saladas, misturados nas massas, no iogurte, com frutas e até batidos com sucos.

Lima e lima da pérsia:
Estimulam o funcionamento do fígado e a expulsão das toxinas, por possuírem vitamina C, ácido cítrico e d-limoneno. Recomenda-se o uso diário de um copo de água com suco de meio limão em jejum.
Obs: Essa prática não é recomendada para quem tem problemas gástricos.

Shitake:

Importante fonte de ácido pantotênico  uma das vitaminas do complexo B que atua como cofator de outras vitaminas (B1, B2, B3, B6 e biotina), ajuda na formação de hormônios e neurotransmissores. Também é rico em oligoelementos que realizam uma limpeza no organismo. A necessidade diária de ácido pantotênico é de 5mg, encontrados em 100g de shitake.

Água de coco:
Poderoso antioxidante, combate os radicais livres e tem alto potencial hidratante, o que estimula o funcionamento dos rins. Também possui vitaminas A, B1, B2 e B5.

Água:
Aumenta a diurese e ajuda a restabelecer o pH do organismo. A bebida precisa ser dotada de ORP negativo ou pH alcalino (acima de 8). Antes de comprar sua garrafa, verifique na embalagem qual é o pH da água, se for acima de 8, o ORP ja é negativo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário