sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Caldo caseiro

Que tal fazer seus caldos em casa para dar sabor ao prato e garantir saúde?


Base para os caldos:
- Cebola picada
- Alho picado
- Cenoura picada
- Boquet garni (salsinha, louro, tomilho, alecrim, cebolinha verde, aipo, majerona, orégano, salsão, alho poró, sálvia, dill) ou ervas a gosto
- Tomates picados (opcional)
- Pimenta calabresa (opcional)
- cravos (opcional)

Caldo de galinha:
- Carcaça de frango: asa, pescoço ou pés

Caldo de carne:
- Carne magra, músculo, patinho ou acém

Caldo de legumes:
- Sem adição de qualquer tipo de carne

Caldo de peixe:
- Carcaça de peixe

Utilize a mesma base para dar sabor a qualquer um dos três caldos.
Em uma panela, coloque os ingredientes que formam a base para os caldos e acrescente a carcaça de frango, ou a carne, ou o peixe ou os legumes. Cubra com água e leve ao fogo alto até iniciar a fervura, abaixe o fogo e cozinhe até reduzir pela metade. Deixe o caldo cozinhar bem lentamente, por pelo menos 12 horas. Quanto maior o tempo de cozimento mais saboroso ele será.
Coe, deixe esfriar e leve a geladeira. Quando o caldo gelar, a gordura ficará por cima e assim será muito fácil para retirá-la completamente. Guarde na geladeira por no máximo uma semana ou leve ao freezer ou duplex e congele por até 3 meses.
Não utilize sal, pois estes caldos servem unicamente para dar sabor. Adicione o sal durante a preparação dos alimentos.

Dicas para o caldo de galinha: Se for preparar algum prato em que vai utilizar frango desfiado, prepare o seu caldo caseiro quando for cozinhar este frango, que ficará delicioso e muito bem temperado.
Se preferir um resultado mais leve, retire a pele do frango antes de cozinhar.

Dicas para o caldo de carne: Um bom caldo de carne pode ser feito acrescentando diversos ossos diferentes, o tutano presente neles dá um sabor maior e fornece muitos nutrientes. Você pode utilizar a canela de boi sem a carne, cortada em pedaços pequenos, você pode pedir para que seja cortada no próprio açougue, que muitas vezes fornece até gratuitamente. Lave muito bem os ossos em água corrente. Coloque numa panela e cubra com a água e suco de limão. Deixe descansar por uma hora. Retire desta água e proceda de acordo com a receita. 
Quando o caldo começar a ferver, poderá se formar uma camada de espuma na superfície da preparação. Esta espuma pode conter toxinas contidas na carne e ossos e se não for removida, poderá deixar o caldo menos saboroso. Remova a espuma com o auxilio de uma escumadeira. Depois de removê-la, abaixe o fogo.

Dica para o caldo de legumes: Utilize cascas, talos e sobras de legumes e folhas, eles são muito nutritivos.

Dicas para armazenamento: Depois de pronto, coado e desengordurado, coloque em forminhas de gelo, em potinhos, em saquinhos ou onde a sua imaginação te levar, congele em seguida e vá retirando conforme a necessidade de uso.

Dica para conservação: Na geladeira o caldo dura até uma semana (ele deve ser armazenado na parte mais fria da geladeira) ou cerca de 3 meses no freezer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário