terça-feira, 27 de novembro de 2012

O início

Emagrecer é simples, existem mil métodos por ai e todos, absolutamente todos, são eficazes, desde que haja disciplina e força de vontade. Mas quem disse que tudo que é simples é fácil estava redondamente enganado, pois emagrecer é muito difícil, fácil é a teoria, que todos já sabem, é matemática pura, comer menos calorias do que se gasta diariamente, mas o duro é colocar isso em prática, abrir mão da tão agradável arte de comer. Se formos parar pra pensar, comer está entre as maiores maravilhas da vida, tudo que se faz é em torno de comida, todas as datas comemorativas envolvem comida, ninguém viaja sem provar as delicias típicas, ninguém se reúne com amigos sem petiscar alguma coisa e essas coisas sempre são calóricas, afinal ninguém serve água e alface num evento  Isso sem mencionar o fato de que se a pessoa rejeita determinados alimentos ou bebidas se torna a chata do grupo, portanto podemos afirmar que emagrecer é simples e todos sabem como, o difícil é trilhar esse caminho, mas vamos lá, a hora é de menos filosofia e mais ação!!

Venho de um período na dieta de Atkins que para mim, não para todos, não houve o que pode se chamar de sucesso. Emagreci 4,7kg nos primeiros 15 dias e aí chegou o feriadão de 6 dias pra acabar com tudo, em 6 dias eu recuperei 2,2kg, quase metade do eliminado, o que me fez acreditar que essa dieta não é pra mim, ela é ótima, tem resultados positivos e rápidos, mas eu não tenho disciplina pra aguentar toda essa restrição por muito tempo, gosto de uma cervejinha e de petiscar, especialmente quando me reúno com amigos.

Pensei em criar meu próprio método, baseado em tudo que já aprendi de tanto ler sobre alimentos saudáveis e dietas, sem falar no tempo que fiz VP e obtive sucesso absoluto. O VP, na minha opinião, é sem dívida o melhor método de emagrecimento, sei que o programa mudou, mas o que eu conheço bem e funcionou comigo foi o Pontos Flex e portanto ele também fará parte do meu método.

O fator idade é um inimigo que tenho que vencer, tenho 51 anos, na portinha do 52  e o metabolismo se tornou mais lento, mas de qualquer forma não importa, pode até demorar mais, mas o importante não é quanto tempo vou levar e sim chegar lá.

Na verdade eu desisti do método Atkins porque dieta é pra sempre ou você retoma o peso perdido e, na minha opinião, nenhum ser humano na face da terra vai conseguir viver com tanta restrição de carbo, pelo menos sei que eu não vou. Ainda mais levando-se em conta que eu viajo muito e fora de casa as opções diminuem muito. Tudo bem que tomando café da manhã em hotel, eu posso sempre optar por ovos, frios e queijos, com chá e/ou café. No almoço a opção mais prática é churrascaria ou comida a quilo, dessa forma fica simples montar um prato sem carbo, mas enjoa, todo mundo quer dar uma chutada de pau na barraca de vez em quando e nesse caso o VP Pontos Flex me dá a vantagem de escolher um dia da semana, que quase sempre cai sábado ou domingo, pra fazer meu dia do lixo, porém com controle, e mesmo assim obter resultados positivos.

No dia a dia hoje dou preferência a alimentos integrais e com bastante fibra, aprendi com Atkins que não preciso comprar pão integral sempre, hoje faço em casa, no microondas, utilizando fibras e farelos (mais pra frente postarei receitinhas desses pães também) e como tenho bastante dessas fibras em casa, também comprei aveia e farinha de trigo integral, para testar novas receitas. Aprendi, com Atkins também, sobre os vegetais e hoje sei escolher melhor, não é porque é vegetal que está liberado, existem vegetais mais indicados, que contem menos carbo, menos calorias e de baixo índice glicêmico.

Por enquanto é isso, conforme o desenrolar da dieta e do método que eu encontrar pro meu emagrecimento, eu vou postando, com certeza algumas coisas darão certo e outras não, mas o que me importa é aprender a me alimentar saudavelmente, sem abrir mão de coisas que gosto e emagrecer.

Parece que eu estou procurando um milagre?? Pois bem, só parece, eu sei que isso é possível, aliás acho que a maioria das pessoas sabe, o difícil é aprender a se disciplinar e dominar a gula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário