quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fontes de vitaminas

Fontes de vitamina A
A vitamina A é necessária para a visão, ajuda o corpo a combater infecções e contribui para uma pele saudável. As principais fontes de vitamina A são: couve, brócolis, espinafre, cenoura, abóbora, batata doce, fígado, ovo, leite integral e queijo.

Fontes de vitamina C
A vitamina C é necessária para a saúde dos ossos, vasos sanguíneos e pele, além de ser antioxidante. As principais fontes de vitamina C incluem: brócolis, pimentão, pimenta, couve-de-bruxelas, laranja, uva, tomate, batata, papaia, repolho e morango.

Fontes de vitamina D
A vitamina D é necessária para ossos saudáveis. As fontes alimentares de vitamina D são óleo de fígado de peixe, além de leite e cereais fortificados com essa vitamina. O corpo pode fabricar vitamina D suficiente com exposição à luz solar de 10 a 15 minutos duas vezes ao dia. 

Fontes de vitamina E
A vitamina E é um antioxidante que ajuda a prevenir os danos celulares. Além disso, vitamina E ajuda no fluxo sanguíneo e na reparação de tecidos. As principais fontes de vitamina E são: óleo de germe de trigo, gema de ovo, bife de fígado, peixe, leite, óleos vegetais, nozes, frutas, ervilha, feijão, brócolis e espinafre.

Fontes de vitamina H (biotina)
A vitamina H é necessária para o crescimento de muitas células e ajuda o corpo a usar carboidratos e gorduras. Entre as principais fontes de vitamina H estão: fígado, gema de ovo, cereais, levedura, ervilha, feijão, nozes, tomate, vegetais verdes folhosos e leite.

Fontes de vitamina K 
A vitamina K ajuda na formação dos ossos e coagulação sanguínea. As principais fontes de vitamina K incluem: alfafa, espinafre, repolho, queijo, brócolis, couve-de-bruxelas, couve, tomate e óleos vegetais. O corpo geralmente fabrica toda a vitamina K que precisa.

Fontes de vitaminas B

Fontes de vitamina B1
A vitamina B1 ajuda o corpo a usar carboidratos para energia e é bom para o sistema nervoso. As principais fontes de vitamina B1 são: levedura, presunto, carne de porco, fígado, amendoim, cereais integrais e leite.

Fontes de vitamina B2
A vitamina B2 ajuda o organismo a usar proteínas, carboidratos e gorduras, além contribuir para a saúde da pele. As principais fontes de vitamina B2 são: fígado, ovo, queijo, vegetais verdes folhosos, ervilha, feijão e pão integral.

Fontes de vitamina B3
A vitamina B3 é boa para o sistema nervoso central e pele. Vitamina B3 também ajuda o organismo a usar proteínas, carboidratos e gorduras. As principais fontes de vitamina B3 são: fígado, levedura, farelo de trigo, amendoim, carnes vermelhas magras, peixe e frango.

Fontes de vitamina B5
A vitamina B5 ajuda o corpo a fabricar células vermelhas sanguíneas e a suas carboidratos e gorduras. As principais fontes de vitamina B5 são: bife, frango, lagosta, leite, ovo, amendoim, ervilha, lentilha, brócolis, levedura e grãos integrais.

Fontes de vitamina B6
A vitamina B6 é boa para o sistema nervoso, ajuda o sangue a carregar oxigênio e ajuda o corpo a usar proteínas e gorduras. As principais fontes de vitamina B6 são: fígado, grãos integrais, gema de ovo, amendoim, banana, cenoura e levedura.

Fontes de vitamina B9 (ácido fólico)
A vitamina B9 previne alguns defeitos de nascença e ajuda o corpo a fabricar e manter células novas. As principais fontes de vitamina B9 são vegetais verdes folhosos, fígado, levedura, feijão e laranja.

Fontes de vitamina B12
A vitamina B12 é boa para o sistema nervoso e ajuda o corpo a fabricar células vermelhas sanguíneas. As principais fontes de vitamina B12 são: leite, ovo, fígado, frango, marisco, sardinha, linguado, arenque, ovo, queijo e cereais.

Vegetais e frutas com maior poder antioxidante 
1) Repolho, morango
2) Beterraba, ameixa
3) Pimenta vermelha, laranja
4) Brócolis, uva
5) Espinafre, maçã
6) Batata, tomate
7) Milho, banana
8) Pera
9) Melão




Nenhum comentário:

Postar um comentário